Publicado por: cnosantiagomaior | Dezembro 16, 2008

Antecipação

Como a maior parte dos poetas Fernando Pessoa antecipou.  As suas palavras saltaram fluxos temporais e espaços, muitos espaços e muitos tempos. Leio, sempre, religiosamente os seus poemas à procura de oráculos e astrologias que o mesmo tanto gostava. Existe, no entanto, um dos seus poemas que tem um impacto grande em mim, não sei se lhe poderei atribuir a autoria a Fernando Pessoa ou ao seu heterónimo Alberto Caeiro, mas não considero essa discussão pertinente para esse espaço. O poema que invoquei e que ainda não referi tem o nome de A minha Aldeia. Da aldeia, Alberto Caeiro ou Fernando Pessoa, ou os dois sendo um só, consegue ver tudo o que da terra se vê do universo e refere uma das coisas mais bonitas de serem lidas e também de serem vividas;

Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura.

O verso anterior surge para mim como o verdadeiro bastião do processo de RVCC e deveria ser tido como seu lema porque, afinal, nós técnicos e formadores acreditamos que os adultos com quem trabalhamos são mais altos que a sua altura e maiores que si próprios, são do tamanho das suas vidas, do tamanho do seu olhar que por conseguinte é maior que o tamanho dos seus olhos, são do tamanho do que viveram e do que vivem e do que vêem viver.

Enquanto todos os portugueses esperam em manhãs de nevoeiro por D. Sebastião eu aguardo por Fernando Pessoa, enquanto ele não chega vou consultando os seus oráculos, pois também eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura.

Edgar Semedo

Responses

  1. Hoje… ao VER estas palavras uma lágrima correu pela minha face! Uma lágrima… mas uma lágrima de felicidade acompanhada de um sorriso… porque existem pessoas, pessoas lindas como tu que procuram VER e VER… procuram VER sorrisos por simples coisas, actos, atitudes,… no dia-a-dia! Procuram ver um simples sorriso estampado na cara de quem os rodeia… nada é impossível, nada é inatingível… todos temos direitos! É lindo aprender e ensinar…partilhar…com quem pensou, um dia, ser impossível!!!!
    Obrigado por seres quem és… e por seres meu AMIGO. Estás de parabéns pelo blogue!😉


Deixe uma Resposta

Categorias

